Há livros a 1 euro, quizzes e graffiti ao vivo no Espaço dos Sentidos

A cultura, desporto, juventude e direitos sociais têm este ano um espaço privilegiado na Feira de Sant’Iago. Requisitar DVDs, ver uma exposição, ouvir poesia ou comprar livros são algumas das atividades.

Longe da azáfama dos carrosséis e das filas para os hambúrgueres ergue-se uma tenda verde e branca onde vale a pena entrar. É o Espaço dos Sentidos, dinamizado pelo Departamento de Cultura, Juventude, Desporto, Direitos Sociais, Bibliotecas e Museus da Câmara Municipal de Setúbal (CMS), e concentra, de uma ponta à outra, mil motivos de visita para uma noite mais tranquila na feira.

A primeira montra é a da Feira do Livro, organizada pela editora Página a Página, de Lisboa. Tem livros de edição própria, de livreiros convidados e de outras editoras como a Leya, a Bertrand e a Editorial Presença, por exemplo. Há-os para todos os gostos, da filosofia ao romance, passando pela poesia, bem-estar, espiritualidades, fotografia e arquitetura – a maioria editados em português.

Um dos atrativos desta feira são os chamados livros de oportunidade, que se podem escolher de várias caixas a 1 e 5 euros, por exemplo, e muitos deles para crianças. No espaço ao lado, animado pela Divisão de Bibliotecas e Museus da CMS, há um pequeno auditório partilhado com a Página a Página e que até ao final da feira vai receber autores para apresentações de livros (22h30) e teatros de fantoches (21h30).

"O grande objetivo é promover a leitura e mostrar um bocadinho o que fazemos lá em baixo [na Biblioteca Municipal na Avenida Luísa Todi]. Tornar leitores, chamar o livro às pessoas”, explica Lígia Águas, responsável pela Biblioteca Municipal e respetivos polos. As pessoas podem alugar até quatro livros e DVDs na feira durante 10 dias e fazer um cartão de leitor. “Este é o ano em que estamos a conseguir fazer mais cartões de leitor”, conta.

Muitos pais levam ali os filhos e deixam-nos brincar e ler sentados nas mesas e nos almofadões. Enquanto as crianças se ocupam culturalmente, pode-se ver a exposição dedicada a José Afonso, organizada pela Divisão de Cultura. Já numa terceira sala marcam presença, ao longo dos dias, várias associações e entidades no âmbito do desporto e dos direitos sociais.

Outros coletivos artísticos, e não só, têm um palco especial graças à Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Setúbal. Naquele espaço, explica Cláudio Aníbal, “todos os dias há um quizz night de 15 perguntas de resposta rápida” para ilustrar a atividade que fazem na Casa do Largo, pode-se comprar fotografias dos participantes da Meia Maratona Fotográfica e um livro de poemas de spoken word.

A agenda de eventos da Casa do Largo (sita na Avenida Luísa Todi) é gratuita. Quem, de resto, quiser tomar contacto mais direto com o talento dos jovens setubalenses pode admirar o trabalho de vários writers que vão estar a pintar painéis sob o tema “Setúbal, Terra de Peixe”, na Feira de Sant’Iago, em frente ao Espaço dos Sentidos.