Consolas, drones e startups: esta é a feira do século XXI

Nunca a Feira de Sant’Iago foi uma feira tão tecnológica. Este ano há um espaço inteiramente dedicado ao mundo digital e à tecnologia, uma exposição automóvel reforçada e sinal de Internet sem fios gratuito em quase todo o recinto, para todos os visitantes.

Milhares de pessoas já passaram pelo espaço E-TECH Portugal, um dos principais atrativos desta edição da feira. Inserido no Pavilhão Institucional e Empresarial com condições privilegiadas, é nele que se encontra a extensão do evento E-TECH Portugal, dedicado ao universo digital e tecnológico. Um evento made in Setúbal e que não tem parado de crescer.

Na feira “temos a vertentes de educação, mas estamos essencialmente virados para a parte de diversão no digital, com a área de gaming, a área que permite pilotar mini-drones num ambiente controlado e a área de jogo do FIFA2019. Todas as atividades são gratuitas”, começa por explica António Gonçalves, promotor da E-TECH Portugal.

Quem visitar este espaço encontra nove estações de jogo, com consolas e cadeiras para jogar confortavelmente uma panóplia de títulos, uma zona para jogar futebol no FIFA2019 e ainda uma área para pilotar mini-drones, numa espécie de percurso de obstáculos montado num ambiente controlado. Em qualquer uma das atividades os participantes podem habilitar-se a ganhar prémios.

“Os objetivos que tínhamos definido estão a ser cumpridos”, relata António Gonçalves em jeito de balanço da primeira semana na feira. “Tornar as pessoas conscientes da importância do digital como área de futuro, e até como opção de carreira, porque há uma grande necessidade de postos de trabalho nesta área em Portugal e na Europa. É uma área de empregabilidade total”, frisa o também co-fundador do centro de formação EDUGEP, uma das entidades organizadoras da E-TECH Portugal.

A presença na Feira de Sant’Iago ajuda a reforçar o evento setubalense - pensado originalmente pela Associação Nacional de Professores de Informática) - e a promover também outros parceiros tecnológicos e educativos, como o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), cuja incubadora de empresas IPStart-up já tem dado frutos.

A start-up de Nadilene Fernandes, licenciada em Informática, e Palmira António, formada em Recursos Humanos no IPS, é um dos exemplos. Juntas, criaram a empresa Travelin, que ajuda estudantes e empreendedores internacionais a vir para Portugal. Em linhas gerais, ajudam a lidar com toda a burocracia, desde procurar casa a tratar de vistos, e até no registo de uma empresa. Operam na Grande Lisboa, mas o objetivo é chegar a todo o país.

No stand do IPS é apresentado um vídeo com este e outros casos de sucesso, e quem quiser pode inteirar-se também da oferta formativa do politécnico. Do outro lado do pavilhão está o stand do Vitória Futebol Clube. E não é preciso “ter lata” para lá ir e aderir às campanhas de angariação de novos sócios, ou comprar bilhetes de época para o andebol ou futebol. Todas as noites passam por lá dois jogadores do plantel sénior, para tirar fotografias.

Ainda dentro da área empresarial destaca-se, pela originalidade, o stand Cozinha Criativa, onde Tomasa Benero revela como tornar a comida esteticamente mais criativa (e divertida) com recurso a instrumentos de cozinha especiais. Cortar batatas em espiral e desfiar legumes são apenas algumas das possibilidades, podendo ser fontes de inspiração numa feira dedicada à Gastronomia.

Automóveis estacionam em peso na feira

Fruto de uma das apostas da organização da Feira de Sant’Iago em recuperar a presença de mais marcas automóveis, a exposição de carros ‘estacionou’ este ano na parte inicial do recinto, com maior destaque para o público.

Marcam presença a Santogal (patrocinador da feira), com cerca de 40 viaturas das marcas BMW e Mini; a Multiauto, com oito viaturas Renaut e três Dacia; a Kia, com 25 automóveis; a Zuzuki, com seis; e a Toyota, com a sua nova gama de híbridos.