5 diversões familiares para ir com os miúdos à feira

As feiras populares sempre foram das crianças, e a Feira de Sant’Iago é disso o melhor exemplo, pois não faltam divertimentos para as entreter. No recinto das Manteigadas tanto se pode subir a 28 metros de altura numa roda gigante, como deslizar 140 metros em poucos segundos ou manter os pés mais assentes na terra ao volante de uma bicicleta de BMX. Conheça aqui 5 diversões ideais para entreter os miúdos na feira.

Na Feira de Sant’Iago só há um sítio onde se pode admirar todo o recinto do evento, as Manteigadas e a paisagem vizinha a 28 metros de altura: a bordo da roda gigante. Este ícone dos parques de diversão remete para um imaginário muito americano, mas na Feira de Sant’Iago a diversão não podia ser mais portuguesa, sendo operada por Jorge Amaral, natural do Porto, a viver no Algarve e que não se cansa de correr o país de norte a sul (e também Espanha). É a quarta vez que está na feira de Setúbal com este divertimento, que nasce de um semi-reboque e tem 30 cabines com capacidade para até quatro passageiros (adultos) ou mais, se forem crianças. Cada viagem dura entre três a quatro minutos e custa 3 euros por pessoa, sendo que as crianças até aos 2 anos não pagam. Horário: 19h00 às 00h00.

Na zona do miradouro há outros divertimentos, como a pista de BMX dinamizada pelo Núcleo de Bicross de Setúbal. Trata-se de uma pump treck de terra batida, com retas e curvas desenhadas para praticar a “técnica de elevar a roda da frente da bicicleta para que ela deslize mais facilmente”. As explicações são dadas por Olga Xufre, presidente da Direção do Núcleo de Bicross de Setúbal. Ali têm seis BMX – uma das quais para crianças a partir dos 5 anos – que podem ser alugadas a 2,50 euros para andar pelo menos 10 voltas na pista. Para isso, os participantes devem dirigir-se ao stand para se equiparem com luvas, joelheiras e capacete. O clube tem uma equipa de 25 atletas federados (uma dezena dos quais raparigas) que são campeões em Portugal e competem também em Espanha. Horário: 19h00 às 00h00.

O picadeiro utilizado pela academia equestre A Ninfa, de Brejos de Azeitão, fica mesmo em frente à pista de BMX e é uma alternativa de entretenimento mais tranquila para as crianças. Tem um mini-pónei, dois póneis e um cavalo prontos para passeio (póneis - 2 euros; cavalos – 5 euros), sendo que a atividade é sempre acompanhada pela jovem instrutora Catarina Pinto, dentro de um recinto fechado. A feira mal começou, mas já há crianças repetentes, conta a mãe de Cláudia Lopes, que fundou a academia na Quinta do Picão há cinco anos. Aulas de equitação, cavalos a penso e preparação para competições são alguns dos serviços disponíveis. Horário: 19h00 às 00h00.

Da Quinta Pedagógica O Lugar dos Pernilongos, na Herdade da Gâmbia, vieram para a Feira de Sant’Iago um cavalo, uma burra, cabras, ovelhas, porcos, patos, um coelho e um casal de pombas. Os animais fazem as delícias de miúdos e graúdos, podendo ser mimados com festas e até alimentados em horas específicas, mas são apenas uma das atividades que se podem fazer aqui. As crianças podem andar também num trator a pedais (custo de 0,50 euros), fazer pinturas e colagens com pinhas, cortiça e troncos e brincar com fantoches ou jogar jogos tradicionais. Neste espaço também aprendem a fazer pão com chouriço, levando um exemplar quentinho para casa. A boa notícia? É tudo gratuito. Fica o convite para visitar a quinta, criada pela dupla Didi Ramalho e Carlota Borba. Horário: segunda a quinta, das 18h30 às 23h00 e sexta, sábado e domingo, das 18h30 às 00h00.

O slide radical de que tanto se fala surge no final do miradouro da feira. É o maior slide instalado numa feira deste género – afirma a divisão de Desporto da Câmara Municipal – e tem 140 metros de comprimento. A experiência consiste em deslizar sentado num arnês preso a dois cabos, a uma altura máxima de 15 metros, e a viagem pode atingir uma velocidade média de 40 quilómetros por hora, dependendo do peso do participante. A estrutura é operada a meias entre a autarquia e a Azimute Radical, uma empresa de Lisboa experiente em atividades de ar livre. Para deslizar basta ter mais de 5 anos de idade e um peso máximo de 100 quilos. Cada viagem custa 3 euros por pessoa. Horário: domingo a quinta, das 19h00 às 00h00. Sexta e sábado, das 19h00 às 01h00.